Você sabe desenhar um Labirinto? É muito simples, basta seguir o passo a passo apresentado nas imagens para criar o seu próprio labirinto de um caminho só. Ao contrário do que normalmente se pensa, um labirinto não é um espaço para se perder, mas para se encontrar. Isso porque o traçado de qualquer verdadeiro labirinto […]

Você sabe desenhar um Labirinto?

É muito simples, basta seguir o passo a passo apresentado nas imagens para criar o seu próprio labirinto de um caminho só.

Ao contrário do que normalmente se pensa, um labirinto não é um espaço para se perder, mas para se encontrar. Isso porque o traçado de qualquer verdadeiro labirinto é um caminho único até o centro. A única certeza, dentro de um labirinto é: continue andando e, inevitavelmente, você chegará ao centro.

Existem registros de labirintos desde a pré-história e sua presença está associada a uma série de rituais, ao diálogo com o invisível e à jornada de auto-descoberta do espírito humano. O labirinto é uma excelente metáfora para os tempos turbulentos e incertos que vivemos, e um recurso para abrir, às crianças e adultos que o percorrem, possibilidades de redescobrir uma antiga sabedoria.

A melhor explicação para o caráter lúdico de um labirinto é que ele é um símbolo que não deve ser apenas contemplado, mas sim ativamente percorrido. Por isso desperta tanto a atenção de crianças e jovens.

Para muitas crianças, simplesmente percorrer um labirinto é uma atividade interessante, uma brincadeira divertida. Este é um bom ponto de partida para infinitas formas de explorar, interagir e brincar com labirintos. Em qualquer idade.

Todos podem descobrir os benefícios de se deixar levar pelas curvas que ora se aproximam, ora se afastam do centro do labirinto, seja percorrendo-o ao andar, seja com os dedos ou o olhar.

Todos podem se deixar levar nesse caminho que não oferece escolha. É muito simples e nesta simplicidade está a genialidade, apenas continue caminhando que você chegará ao centro.

Portanto, experimente, utilize o guia da imagem acima para criar o seu próprio labirinto, seja em uma folha de papel para percorrer com os dedos, no quintal utilizando pedras e outros materiais que estiverem disponíveis ou para criar seu próprio jogo utilizando a sua imaginação.

Depois volte aqui nos comentários para compartilhar a sua experiência.
.
.
.
“Em seu caminho rumo ao centro você jamais se perderá”
@casa_labirinto – Brincar em todo Lugar
.
.
.
#casalabirinto #labirintosludicos #pedagogia #brincar