Escolha uma Página

Os labirintos são arquétipos da jornada de autodescoberta do ser. Os processos que podemos vivenciar a partir da experiência com este símbolo são múltiplos. Seu traçado original é um caminho único que leva ao centro. É um símbolo que existe para ser percorrido ativamente. Este é um encontro para conversar sobre as possibilidades deste símbolo para quem busca ideias lúdicas e criatividade no trabalho com as crianças.

Quando observo uma ou mais crianças na “movência” de vida que elas nos apresentam, vejo uma capacidade de transformar o ordinário em extraordinário como num passe de mágica. Brincar é da natureza da criança, que representa e cria seu mundo espontaneamente e de corpo inteiro. Desde que começamos a trabalhar com labirintos e crianças, prezamos por valorizar e respeitar essa qualidade nata porque sabemos que criança que brinca aprende o que precisa aprender.

Dentro ou fora da escola, em casa ou na festinha de aniversário, no shopping ou na pracinha, é curioso como o labirinto lúdico atrai a curiosidade das crianças de todas as idades. Quando, somamos ao simples desenho os materiais que permitem a construção das paredes, a atividade torna-se ainda mais colaborativa e muitas vezes pode até parecer uma bagunça, matéria prima de experiências únicas, afetivas e criativas. Uma explosão de alegria e ludicidade.

Percebo que há, em nosso coletivo, uma busca pelo entrosamento entre a diversão oferecida por atividades recreativas e a experiência com resultados oferecida pelas atividades educativas. É um olhar desde uma perspectiva mais respeitosa com a vontade que a criança sempre tem de brincar, e com a intenção de apoiar atividades mais planejadas e com objetivos claros de aprendizagem. Labirintos Lúdicos são materiais que se transformam em brinquedos na ação de brincar com eles, e seu valor está mais no processo de brincar explorando suas possibilidades do que nos resultados que podem ser obtidos a partir de seu uso.

“Quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo”. GUIMARÃES ROSA

Importa a nós, que estamos a serviço das crianças, inspirados por este símbolo arquetípico, com a vontade de divertir e ao mesmo tempo promover aprendizagens, compartilhar e ampliar as possibilidades desta ferramenta numa auto investigação constante, que acessa esse potencial criativo que nos habita. Para isto, muitas vezes, é necessário deslocar o eixo que está dando sustento ao nosso modo de ver, sentir e agir. Queremos entender junto com você como é isso. Caminhar junto no labirinto.

Queremos muito conversar sobre esse jeito de brincar, e facilitar vivências com a criação de contextos dinâmicos mediados pelos labirintos lúdicos. O primeiro encontro vai acontecer em Garopaba SC para dar o primeiro passo na realização dos percursos que desejamos fazer em outras terras. Semear.

Fabi Machado