História

A Casa Labirinto é uma incubadora de práticas pedagógicas interativas e lúdicas voltadas para a renovação da educação e dos processos de qualificação. As primeiras experiências mediadas pelos “labirintos de um caminho só” datam de 2008 e, nos levaram à percepção de seu grande potencial para gerar ambientes interativos e lúdicos, a partir de sua simples presença física, e para inovar práticas com crianças e, também, com adultos.

Tivemos uma sede física em curitiba, um espaço acolhedor de incubação e realização das práticas pedagógicas com os Labirintos Lúdicos, que a partir do qual também lançávamos intervenções em escolas, instituições de caridade, espaços comerciais e festas, além de estarmos construindo caminhos para a qualificação de educadores(as) cada vez mais dialógicos e lúdicos.

Em 2015, houve o reconhecimento pelo MEC como uma das 178 instituições brasileiras inovadoras em educação fundamental.

Atualmente somos um coletivo responsável pela composição de experiências únicas e inovadoras, que consistem na exploração das possibilidades de uso do labirinto como ferramenta de mediação para viabilizar vivências pedagógicas que sejam divertidas.

O coletivo Labirintos Lúdicos é formado por profissionais apaixonados pelas possibilidades que envolvem esse símbolo milenar. Nossa equipe, brincalhona e altamente qualificada, alia ferramentas artísticas e educacionais a diversos modelos de labirintos e cria contextos lúdicos e desafiadores, que incitam a interação, a introspecção, a descontração, a cooperação e a sensibilização.

Além disso, somos responsáveis por dar acesso à terapeutas aos labirintos de mesa, parede ou chão produzidos e comercializados por nós; uma rede de pessoas que já trabalham com o atendimento para conduzir processos de cura e reconexão.

Linha do tempo

Clique nos anos e conheça a nossa história.

Linha do tempo
2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021

2008

Pesquisas sobre Labirintos. Os pedagogos Fabiana Machado e Luca Rischbieter, Mestres em Educação, desenvolvem juntos diversas pesquisas sobre o potencial pedagógico dos labirintos lúdicos.

2009

Nasce a marca Casa Labirinto como uma empresa direcionada a proporcionar vivências interativas e lúdicas por meio de diferentes modelos de labirintos em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, espaços comerciais, eventos culturais, festas infantis, entre outros ambientes.

2010

Desenvolvimento de ações em escolas. Já em seu primeiro ano de existência, a Casa Labirinto coloca em prática a sua primeira intervenção pedagógica em ambiente de ensino, no Colégio Anjo da Guarda. Foi o primeiro passo para a concretização de parcerias com outras escolas nos anos seguintes, como: a Escola Trilhas, Cei Ciranda Cirandinha, o CEI Pequeno Reino, a Escola Comunitária Cirandas em Paraty, entre outras.

2011

Inauguramos a nossa sede física na rua Bruno Filgueira como uma incubadora de práticas pedagógicas criativas e inovadoras para crianças.

2012

Descolônia de Férias: Com uma equipe brincalhona e famílias interessadas em um ambiente mais livre e colaborativo, realizamos nossa primeira jornada de atendimento às crianças durante as férias. Foi um grande sucesso que se repetiu até a última descolônia realizada em julho de 2016.

2013

Produtos Casa Labirinto. Neste ano, surge uma demanda por parte de escolas, pais e educadores pela aquisição de nossos labirintos de lona e labirintos táteis. Iniciamos então um projeto de confecção desses diversos modelos de labirintos e a busca pela certificação do Inmetro para a sua comercialização em loja online e feiras educacionais.

2014

Participação em eventos. A Casa Labirinto amplia a sua participação em eventos diferenciados. Neste ano, inovamos instalando labirintos para bicicletas e cadeirantes no Festival Musicletada. Dois anos depois, em 2015, pela primeira vez, um elaborado circuito de labirintos tomou conta do palco da Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, durante a 2a. edição da Parada Truck Concept.

2015

Reconhecimento do MEC. A Casa Labirinto é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das 178 instituições brasileiras que inovam e mostram criatividade na educação básica.

2016

Encerramento das atividades da incubadora para dar início a uma nova etapa da Casa Labirinto com investimentos ainda mais intensos na participação em eventos, o trabalho em escolas e empresas e a montagem de espetáculos teatrais em espaços culturais. Projetos que objetivam, em um futuro próximo, viabilizar um novo espaço de educação: a Desescola Labirinto.

2017

O reforço do contraturno e das parcerias. A partir deste ano, o trabalho de contraturno da Casa Labirinto, a montagem de espetáculos, as colônias de férias e a participação em eventos diversos são aprimorados com parcerias importantes, como as firmadas com: o Jardim Secreto – Espaço de Brincar, a Caixa Cultural, o Shopping Água Verde, o espaço Icó Catú, a Casa da Zuleika, Mercadoteca, Soma Galeria, MON, Shopping Omar, Refúgio Urbano, Espaço Namata, entre tantas outras instituições e empresas.

2018

Vivências Brincantes: Organizados para atender adultos interessados no uso de labirintos para trabalhar com crianças, atendemos professoras de educação infantil e fundamental I no Espaço Pé de Baraúna em São Paulo e também, com participação mais heterogênea, realizamos um encontro na Casa Maré Cheia em Garopaba. Além disso, vivências na Escola Meu Mudo de Yoga foram facilitadas para pequenos grupos de crianças com idade entre 4 e 10 anos.

2019

Participação em Congressos: Estivemos em 2 edições do Embaixadores da Inovação e na única edição do Let’s Go Festival do Grupo Positivo atendendo educadores de todo o Brasil.

2020

Pandemia. 2 Lives das crianças no Instagran. 4 Lives sobre educação com o Luca Rischbieter. Produção de Conteúdos para Instagram. Produção (com lançamento presencial na biblioteca pública do Paraná cancelado) do livro “Meu Caminho Rumo ao Centro: poesia ilustrada para brincar com labirintos”. Estruturação da Loja e Produtos.

2021

Finalização do Novo Site e Lançamento da Loja Virtual. Aprofundamento no potencial terapêutico do uso dos labirintos e criação/ produção de labirintos de mesa, dedo e chão para comercialização a partir da nossa loja virtual.

Casa Labirinto