Blog

Brincar, porque sim.

Casa Labirinto

Em meados de 2008, nós tínhamos muita vontade de levar para as crianças mais interação com afeto e diversão. Algo que saísse dessa promessa de resultado que as atividades em geral têm. Brincar, porque sim.

 

Junto dessa vontade veio um encantamento pelos labirintos unicursais, isto é, labirintos de um caminho só, rumo ao centro. Esse encontro com alguma sabedoria milenar que sentíamos estava chegando a nós como uma chave para abertura de novas percepções.

Da união desses dois interesses, surgiu uma prática exploratória das possibilidades de brincar utilizando labirintos e a imaginação, e as experiências mostraram a potência desta união para os mais diferentes contextos. Assim nasceu a Labirintos Lúdicos e a Casa Labirinto.

Muitos recursos foram aplicados para que pudéssemos dar consistência ao que sabíamos: labirintos são excelentes aliados na arte de educar, e na arte da criação de contextos dinâmicos e divertidos, livres e colaborativos para a expressão das crianças e também dos adultos.

Mas para que serve um labirinto? Peraí, de qual labirinto estamos falando? Você sabia que os verdadeiros labirintos possuem apenas um caminho que leva ao centro?

 

Desde os primeiros registros, por volta de 3000 AC, até o final do século XV, todos os labirintos encontrados possuem apenas um caminho até o centro, e apenas por volta de 1470 foi criado, em um aristocrático jardim inglês, o primeiro “maze”, ou labirinto feito para que as pessoas se perdessem. Mas, na Casa Labirinto, uma grande motivação é explorar usos dos labirintos de um caminho só, experimentando dinâmicas e incorporando novos materiais sempre abertos para a criação de novos contextos e novas formas de olhar.

 

Os labirintos lúdicos são desenhos inspirados em muitos labirintos encontrados pelo mundo, e foram pensados para o trabalho com crianças e também com adultos, pois seu design incita jogos, brincadeiras, criatividade e também práticas meditativas de introspecção.

Sua metodologia implica em não ter metodologia, ainda que eu possa partilhar daquilo que já me veio. Implica em acessar esse campo de conhecimento acerca dos labirintos e seus efeitos benéficos em qualquer ambiente. Um campo de conhecimento ancestral e sempre inédito.

A ideia aqui é deixar um convite para você conhecer e experimentar os labirintos para sentir os efeitos desta abertura em você.

 

Comece de onde estiver. Se conecte com seu coração e caminhe até o centro, fique lá alguns instantes e saia pelo mesmo caminho.

Estaremos sempre aqui para te apoiar e compartilhar as nossas experiências.